Por quanto tempo uma pequena empresa aguenta sem dinheiro ?

Estudo realizado por consultoria aponta que, na média, as pequenas empresas americanas tem fôlego para até 27 dias. E as brasileiras ?


Um estudo realizado em 2015 pelo Instituto JPMorgan Chase com quase 600 mil empresas americanas constatou que, na média, as empresas aguentam até 27 dias sem a entrada de dinheiro. O termo Cash Buffer Days, que traduzi livremente para fôlego, são os números de dias em que uma empresa pode continuar pagando suas contas como folha de pagamento, fornecedores, impostos e pró-labore sem a entrada de dinheiro, ou seja, sem vender.


Alguns setores têm mais fôlego do que outros. Enquanto os restaurantes tem apenas 16 dias, as imobiliárias ficam na casa dos 47 dias. Apenas 25% das empresas americanas tem fôlego para aguentar mais de 62 dias.


Esse estudo nos dá uma idéia do que pode acontecer com as nossos pequenos empresários diante da quarentena impositiva dessa pandemia. Nesta hora, os moradores das grandes cidades terão que tratar seus bairros como se fossem pequenas cidades e dar a preferência para o comércio local. Já os moradores das pequenas cidades, deverão cuidar para que seu comércio não desapareça.


Uma vez que não houve pesquisa no Brasil à respeito do tema, fica difícil prever qual é o fôlego das pequenas empresas brasileiras. Acredito que por aqui, o fôlego de nossos pequenos negócios deva ser bem menor do que dos americanos. O que nos resta é achar um caminho para preservar nossa economia, principalmente, salvar as micros e pequenas empresas pois elas são as maiores geradoras de empregos no país. Faça a sua parte e compre no comércio de seu bairro e de sua cidade.


Eduardo Augusto Sona é jornalista, radialista e diretor da Travel TV Brasil


0 visualização

© 2019 - Direitos Reservados

para Travel TV Brasil

Louveira - SP

contato@travel.tv.br

 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon