POR QUÊ É PRECISO REVER HOUSE ?


A série Dr. House (Brasil) ou House M.D. (Estados Unidos) estreou na Fox em 16 de novembro de 2004, um drama médico ambientado no fictício Hospital-Escola Plainsboro de Princeton, Nova Jersey onde o infectologista Dr. Gregory House comanda uma equipe de médicos em busca de soluções para os casos pra lá de complicados. Ao todo foram 8 temporadas de sucesso. E por quê rever House é interessante e necessário nos dias de hoje ?


Já que estamos falando do ano de 2004, começamos pela tecnologia onde os celulares serviam apenas para fazer ligações. O Google ainda era um bebê que começava a dar os primeiros passos vendendo anúncios em sua página de pesquisa. O Facebook também nasceu neste ano e, nem de longe, prometia ser o que hoje representa em termos de redes sociais. O Youtube só seria criado no ano seguinte, enquanto o Twitter, 2 anos depois, em 2006. Isso sem contar que para fotografar apenas com as máquinas de rolo de filme e, para filmar, restavam as fitas VHS.


Mas o que fez a diferença na série e o seu sucesso foi seu personagem principal, o Dr. House e sua honestidade cruel avessa ao politicamente correto, expressão que nem existia à época. Aliás, ser politicamente INcorreto é o que há de melhor nos diálogos e na trama. Nos dias de hoje, a Fox, o Dr. House e seu intérprete, o ator britânico Hugh Laurie seriam cancelados pelas redes sociais logo depois da exibição do episódio-piloto.


Piadas e ofensas com doentes, feios, deficientes, anões, negros, gordos, magros, mancos, judeus, narigudos e carecas, entre outros, assustam os menos avisados. Nas últimas semanas comecei a rever a série e confesso que fiquei chocado com texto em alguns momentos, coisa que não me lembro de ter acontecido há 15 anos. O Dr. Gregory House fala o que pensa porque se garante, claro que também erra, mas aí é outra história.


Percebi com essa experiência que o conceito do politicamente correto entrou sorrateiramente na sociedade e aos poucos foi se impondo e nos domando. Antes que eu seja cancelado também, não concordo com racismo e outros ismos, mas é interessante como a mudança aconteceu aos poucos e nem nos demos conta.


Vale a pena rever Dr. House para relembrar uma época onde as redes sociais e o politicamente correto não reinavam e nem serviam para dividir ou caçar pessoas.

Sim, meu caro jovem adolescente, isso já aconteceu na história da humanidade. Vale também para cairmos na real de quanto as redes sociais mudaram as nossas relações e quanto a internet mudou o mundo. Tudo mudou, menos a genialidade dessa série.


Faça essa experiência e assista Dr. House. Depois me conta a sua impressão e sentimento.


3 visualizações

© 2019 - Direitos Reservados

para Travel TV Brasil

Louveira - SP

contato@travel.tv.br

 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon