INFORMAÇÕES

Paris, França. Principais pontos turísticos - Torre Eifell, Arco do Triunfo, Champs Elissée, Museu do Louvre e mais uma dezenas de lugares.

O que tem por perto ?

“Realizar o sonho de viajar ficou mais fácil e barato. O difícil é manter o foco naquilo que se deseja.”- Edu Sona

 

Sonhar, todo mundo sonha. Querer um carro novo, uma casa ou fazer uma grande viagem para a Disney ou Europa faz parte da vida. Sonhar é normal, afinal, todo mundo sonha com alguma coisa. O complicado para a maioria é realizá-lo. Fazer com que ele aconteça dependerá de inúmeros fatores, entre eles – e o mais importante – a perseverança.

Sonhar com a viagem e ir para o aeroporto são as duas etapas mais fáceis do processo. Difícil é o que está entre essas duas ações. Frases como “não consigo guardar dinheiro”, “não falo outro idioma”, “quanto mais quero economizar, mais eu gasto” frequentarão o seu dia-a-dia durante um bom tempo. Cada um administra seus problemas da melhor maneira, o importante é não perder o foco. Tem que acreditar. Tem que ter fé.

Quando meus bisavós saíram da Itália rumo ao Brasil, trouxeram uma penca de filhos no navio. Claro que não vieram à turismo, mas sim, fugindo da fome e da miséria. Mesmo com pouco dinheiro – ou sem nada – eles tinham um sonho e realizaram. Naquela época, cruzar o Atlântico de navio levava cerca de 40 dias e com todas as dificuldades da época.

Se no século XX viajar ficou mais rápido com os aviões, fazer turismo ficou muito mais caro. Só quem tinha muita grana podia se dar o luxo de fazer turismo na Europa ou nos Estados Unidos. Com a chegada da “Santa Internet”, aos poucos, planejar a viagem ficou mais prático, rápido e barato.

A questão que enfrentamos hoje é saber o que fazer diante de zilhões de terabytes de informação. Quem tem a experiência de navegar pela web conhece inúmeras ferramentas e aplicativos que vão tornar o seu planejamento mais tranquilo, mas para quem não sabe, aí vão algumas sugestões. Esse resumo vai ajudá-lo a organizar a sua próxima viagem.

a. Defina claramente qual é a sua viagem dos sonhos, quando você pretende realizá-la e quantos dias. Anote em uma folha de papel.

LOCAL DA VIAGEM – PARIS    /   DATA – JUNHO-2018 / 15 dias

Por que isso ? 

É importante você conhecer os detalhes do lugar que vc pretende ir, como é o clima nessa época do ano, se é alta ou baixa temporada, se chove ou faz sol, quais os feriados nacionais, etc. Acredite: todas essas questões irão interferir no valor que você deverá economizar para essa viagem.

b. Definido o local e datas, vamos falar de estilo de viagem e dinheiro.

Tipo 1 – mochileiro – hospeda em hostel, adepto ao “almojanta” e anda a pé ou transporte coletivo – 60 a 80 euros/dia

Tipo 2 – Cultural – hospeda-se em hostel ou hotel mais simples, come normalmente e gosta de fazer compras. – 100 a 150 euros/dia

Tipo 3 – Chutando o pau da barraca – Hotel bom, comida boa, todas as opções de lazer e cultura possíveis e adora compras. – $$$ – o quanto o cartão de crédito aguentar…

c. Quanto tempo antes devo iniciar o planejamento.

Para quem tem dinheiro, essa parte é fácil. Basta comprar tudo e viajar. Mas, para a maioria dos mortais, um ano de economia e planejamento está de bom tamanho. À partir do momento que você se decidiu, comece a economizar. Alguns comparações – idiotas, mas eficazes – que eu uso:

1 pizza no Brasil R$ 60,00 é = 3 belos pedaços de pizza em Roma, ou 2 clepes de Nutella em Paris.

1 noitada na balada brasileira R$ 400,00 = Isso equivale a 100 euros e você visita praticamente todos os museus e pontos turísticos de Paris e ainda sobra grana para uma cerveja na balada parisiense.

Em resumo: o que você economiza aqui, vai gastar muito mais por lá.

d. Quando comprar as passagens aéreas e onde.

A passagem aérea é a parte mais cara da viagem. Mas é, também, a parte mais fácil de administrar e pagar. Inicie sua pesquisa com pelo menos 5 meses de antecedência. Vá monitorando o preço tipo “caça”. Instale em seu celular aplicativos como decolar, tripadvisor, melhores destinos. Eles irão ajudar nessa pesquisa. Achou a passagem desejada e com preço e condições de parcelamento legais, compre.

No próximo post vamos continuar esse assunto.

Se tiver dúvidas e quiser me adicionar no whatsapp – 019 999382274.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *